CUIDAR DO BEBÉ CUIDANDO DA MÃE.

Uma infeção oral é mais prejudicial para o bebé do que qualquer tratamento dentário, que não acarreta riscos adicionais para a mãe.
Uma grávida deve ter muito cuidado com a higiene oral pois na gravidez há alterações hormonais que fazem com que as gengivas sangrem com mais facilidade. São também frequentes alterações na alimentação quer no tipo, quer na frequência (não escovando os dentes mais vezes ao dia) que não contribuem para uma boa higiene oral, causando frequentemente problemas. A destartarizacão é também essencial neste período.
Se estiver grávida não hesite em visitar o dentista. O estado português através do cheque dentista, comparticipa eventuais tratamentos que necessite.

E QUANDO O BEBÉ NASCE?

Nessa fase é fundamental que a cavidade oral da grávida esteja em ótimas condições pois, a mãe é a principal transmissora de micro-organismos provenientes de doenças infecciosas como a cárie e a doença periodontal. Soprar a colher da sopa antes de dar ao seu filho pode transferir bactérias cariogénicas. Por isso, ao proteger-se e ao tratar de si está a tratar do seu bebé.

Inúmeros estudos demonstram que a doença periodontal não tratada durante a gravidez está significativamente associada a baixo peso à nascença e a partos prematuros.